
A exposição "O Brasil na Grande Guerra: um olhar sobre a Justiça Militar", organizada pelo Superior Tribunal Militar (STM), está aberta ao público até o dia 19 de dezembro, no andar térreo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), em Brasília.
No dia 11 de novembro, estiveram presentes na cerimônia de abertura a presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha, ministros, juízes e servidores do STM.
O diretor da ENAJUM, ministro Leonardo Puntel, fez um breve discurso em que elogiou o trabalho de pesquisa dos servidores da Diretoria de Documentação e Gestão do Conhecimento (DIDOC) do STM. O magistrado também ressaltou o heroísmo dos militares brasileiros no conflito e a atuação da Justiça Militar cerca de 40 anos após a Guerra do Paraguai.
Por meio de uma linha do tempo, de mapas, fotografias, recortes de jornais, biografias e textos históricos, o visitante conhecerá mais detalhes sobre a participação da Marinha do Brasil na 1ª Guerra Mundial. Uma sala interativa reproduz o ambiente de um navio de guerra e informações históricas sobre o conflito.
O tema central da mostra é a atuação da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG), comandada pelo contra-almirante Pedro Max Fernando de Frontin. A DNOG era composta por oito navios (incluindo os cruzadores Bahia e Rio Grande do Sul) e cerca de 1.500 homens, e partiu em 1º de agosto de 1918 para patrulhar o Atlântico contra submarinos alemães (U-boats).
A exposição também traz informações sobre a criação da Junta de Justiça Militar (Decreto nº 13.082/1918) para julgar crimes militares. A junta tinha entre seus membros João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (futuro presidente da Paraíba e, junto com o almirante Francisco Barros Barreto, futuro ministro do STM) e o almirante Antônio Júlio de Oliveira Sampaio.
Exposição: “O Brasil na Grande Guerra: um olhar sobre a Justiça Militar”
Período: De 12 de novembro a 19 de dezembro.
Serviço: De segunda a quinta-feira.
Horário: Das 13h às 18h.
Local: Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM).
Endereço: Setor de Garagens Oficiais Norte - SGON, Quadra 05, Lotes 05 e 06, Brasília - DF.