Nos dias 22 e 23 de outubro de 2025, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) realiza o Seminário “Diálogos Entre Justiças”, em Belo Horizonte.
O evento tem como objetivo fomentar o intercâmbio de experiências e fortalecer a cooperação entre os diversos ramos do Poder Judiciário e instituições correlatas.
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENAJUM) foi uma das realizadoras do Seminário, juntamente com a Escola Judicial Militar do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (EJM/TJMMG) e a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (EJEF/TJMG).
Durante a solenidade de abertura, ministros do Superior Tribunal Militar foram agraciados com a Comenda do Mérito Acadêmico Professor Lourival Vilela Viana: a presidente do STM, Maria Elizabeth Rocha; o diretor da ENAJUM, Leonardo Puntel; Joseli Camelo; José Coêlho e Carlos Augusto de Sousa.
Em suas palavras de agradecimento, a presidente do STM ressaltou a importância do professor Lourival Vilela Viana para a Justiça mineira e o mundo acadêmico, em especial na difusão do Direito Militar. Em nome de todos os agraciados, a ministra ressaltou a honra em receber a Comenda e lembrou, emocionada, que o jurista foi o seu professor e de seu pai, Aderbal Teixeira Rocha.
Neste segundo dia de Seminário, o juiz federal da Justiça Militar Jocleber Vasconcelos participou, ao lado do promotor de Justiça Sauvei Lai (MPRJ), de um painel sobre provas digitais. A mediação esteve a cargo do professor Alexandre Teixeira, da ENAJUM. No painel sobre crime organizado, a Justiça Militar foi representada pela juíza Suely Ferreira, que também atuou como mediadora do debate.
Ao final do dia, o diretor da ENAJUM, ministro Leonardo Puntel, ministrará a palestra de encerramento com o tema “O Superior Tribunal Militar e a Justiça Militar da União”.