Nesta terça-feira (30), aconteceu a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da ENAJUM. Realizado na sede da Escola, o encontro foi conduzido pelo Ministro Alte Esq Leonardo Puntel, Diretor da ENAJUM, e reuniu autoridades da Justiça Militar União, entre elas o Ministro Vice-Diretor Péricles Aurélio Lima de Queiroz, os ministros Marco Antônio de Farias, Carlos Augusto Amaral Oliveira, além da Ministra Safira Maria de Figueiredo e da Dra. Natascha Severo Maldonado, que participou virtualmente.
Na abertura, o Ministro Puntel destacou a crescente inserção institucional da ENAJUM em agendas nacionais e internacionais, como o 30º Congresso Internacional de Educação a Distância, a mesa inaugural do curso Fronteiras da ENFAM e a 16ª Reunião dos Programas de Pós-Graduação do Ministério da Defesa. Esses eventos reforçam o papel estratégico da Escola na formação jurídica e no fortalecimento da cooperação entre instituições.
Os conselheiros também compartilharam impressões sobre a participação da ENAJUM no IV Fórum de Boas Práticas do Sistema de Justiça Brasileiro, promovido na sede da OEA, em Washington, D.C. nos dias 14 e 15 de abril. O Ministro Puntel reforçou, no Conselho Consultivo, a importância da participação da ENAJUM no fórum, que reuniu diversos magistrados: “Foi interessante nossa ida para Washington, porque deu muita visibilidade para a escola e proporcionou também a interação entre colegas de justiça.”
A reunião teve ainda como destaque, a apresentação do balanço do primeiro mês do Curso de Formação para Juízes Militares, considerado um marco histórico: pela primeira vez em mais de dois séculos, juízes militares oriundos das Forças Armadas estão sendo capacitados para o exercício da magistratura. O Ministro Farias elogiou a iniciativa da ENAJUM, onde a “ ampliação do que estudamos hoje em dia é um prêmio enorme” e ressaltou que “a escola foi um sonho e hoje é uma realidade”.
Também foram aprovadas atualizações no PLANED 2025, como a inserção de painéis sobre Direito Operacional Militar no Congresso Jurídico de Direito Militar a ser realizado em setembro em Curitiba e o redesenho do seminário “Diálogos entre Justiças”. Manutenções para o site da escola foram sugeridas, como forma de facilitar o uso para todos.
Outros pontos abordados incluíram a divulgação do Relatório de Atividades 2024, o planejamento do Curso de Direito Internacional Humanitário (DIH) 2026 — que deverá reunir militares latino-americanos — e o convite ao Ministro Farias para participar da série de entrevistas “Personagens da JMU”, que busca humanizar a Justiça Militar por meio de relatos de vida de seus integrantes. Por fim, a próxima reunião do Conselho foi marcada, preliminarmente, para o dia 16 de junho de 2025.